Cuidados com diabetes: 10 maneiras de evitar complicações


Cuidados com diabetes: 10 maneiras de evitar complicações



Cuidados com diabetes: 10 maneiras de evitar complicações

O cuidado com diabetes é uma responsabilidade vitalícia. Considere 10 estratégias para prevenir complicações do diabetes.

Diabetes é uma doença grave. Seguir o seu plano de tratamento para diabetes exige um compromisso permanente. Mas seus esforços valem a pena. O cuidado cuidadoso com o diabetes pode reduzir o risco de complicações sérias e até fatais.
Aqui estão 10 maneiras de assumir um papel ativo no tratamento do diabetes e desfrutar de um futuro mais saudável.


1. Assuma o compromisso de administrar seu diabetes

Os membros da sua equipe de tratamento do diabetes - médico ou provedor de cuidados primários, educador de enfermagem para diabetes e nutricionista, por exemplo - podem ajudá-lo a aprender o básico sobre o tratamento do diabetes e oferecer apoio ao longo do caminho. Mas cabe a você gerenciar sua condição.
Saiba tudo o que puder sobre diabetes. Torne a alimentação saudável e a atividade física parte de sua rotina diária. Mantenha um peso saudável.
Monitore seu nível de açúcar no sangue e siga as instruções do seu médico para controlar seu nível de açúcar no sangue. Tome seus medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Peça ajuda à equipe de tratamento de diabetes quando precisar.


2. Não fume

Fumar aumenta o risco de diabetes tipo 2 e o risco de várias complicações do diabetes, incluindo:
·         Redução do fluxo sanguíneo nas pernas e pés, o que pode levar a infecções, úlceras e possível remoção de uma parte do corpo por cirurgia (amputação)
·         Doença cardíaca
·         Acidente vascular encefálico
·         Doença ocular, que pode levar à cegueira
·         Danos nos nervos
·         Doença renal
·         Morte prematura
Converse com seu médico sobre maneiras de ajudá-lo a parar de fumar ou usar outros tipos de tabaco.


3. Mantenha sua pressão arterial e colesterol sob controle

Como o diabetes, a pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos. O colesterol alto também é uma preocupação, já que o dano é freqüentemente pior e mais rápido quando você tem diabetes. Quando essas condições se juntam, elas podem levar a um ataque cardíaco, derrame ou outras condições que ameaçam a vida.
Comer uma dieta saudável e com baixo teor de gordura e fazer exercícios regularmente pode ajudar muito no controle da pressão alta e do colesterol. Seu médico também pode recomendar tomar medicamentos prescritos, se necessário.


4. Agendar exames físicos e oculares regulares

Agende de dois a quatro exames de diabetes por ano, além de seus exames anuais de exames físicos e de rotina.
Durante o exame físico, seu médico perguntará sobre sua nutrição e nível de atividade e procurará por quaisquer complicações relacionadas ao diabetes - incluindo sinais de danos nos rins, danos nos nervos e doenças cardíacas - bem como na detecção de outros problemas médicos.
Seu oftalmologista irá verificar se há sinais de danos na retina, catarata e glaucoma.


5. Mantenha suas vacinas em dia

Diabetes torna mais provável que você tenha certas doenças. As vacinas de rotina podem ajudar a preveni-las. Pergunte ao seu médico sobre:
·         Vacina da gripe. Uma vacina contra a gripe anual pode ajudá-lo a permanecer saudável durante a temporada de gripe, bem como evitar complicações graves da gripe.
·         Vacina contra pneumonia. Às vezes, a vacina contra pneumonia requer apenas um tiro. Se você tem complicações no diabetes ou tem 65 anos ou mais, pode precisar de um reforço.
·         Vacina contra a hepatite B. A vacina contra hepatite B é recomendada para adultos com diabetes que não tenham recebido a vacina anteriormente e tenham menos de 60 anos. Se você tem 60 anos ou mais e nunca recebeu a vacina contra hepatite B, converse com seu médico sobre se é adequada para você.
·         Outras vacinas Mantenha-se atualizado com o seu tiro tétano (geralmente dado a cada 10 anos). Seu médico pode recomendar outras vacinas também.

6. Cuide dos seus dentes

Diabetes pode deixar você propenso a infecções nas gengivas. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia com um creme dental com flúor, passe fio dental nos dentes uma vez por dia e faça exames odontológicos pelo menos duas vezes ao ano. Chame seu dentista se suas gengivas sangrarem ou parecerem vermelhas ou inchadas.


7. Preste atenção aos seus pés

Açúcar elevado no sangue pode reduzir o fluxo sanguíneo e danificar os nervos dos pés. Se não for tratada, cortes e bolhas podem levar a infecções graves. Diabetes pode causar dor, formigamento ou perda de sensibilidade nos pés.
Para evitar problemas nos pés:
·         Lave seus pés diariamente em água morna. Evite molhar os pés, pois isso pode levar a pele seca.
·         Seque os pés delicadamente, especialmente entre os dedos dos pés.
·         Hidrate seus pés e tornozelos com loção ou geléia de petróleo. Não coloque óleos ou cremes entre os dedos dos pés - a umidade extra pode levar à infecção.
·         Verifique seus pés diariamente para calos, bolhas, feridas, vermelhidão ou inchaço.
·         Consulte o seu médico se tiver um problema nos pés ou outro ferimento que não comece a cicatrizar dentro de alguns dias. Se você tiver uma úlcera no pé - uma ferida aberta - consulte seu médico imediatamente.
·         Não ande descalço, dentro de casa ou ao ar livre.

Cuidados com diabetes: 10 maneiras de evitar complicações - hábitos diários


8. Considere uma aspirina diária

Se você tem diabetes e outros fatores de risco cardiovascular, como tabagismo ou pressão alta, seu médico pode recomendar tomar uma dose baixa de aspirina todos os dias para ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. Se você não tem fatores de risco cardiovascular adicionais, o risco de sangramento pelo uso de aspirina provavelmente supera os benefícios do uso de aspirina. Pergunte ao seu médico se a terapia diária com aspirina é apropriada para você, incluindo qual a força da aspirina seria melhor.


9. Se você beber álcool, faça isso de forma responsável

O álcool pode causar açúcar no sangue alto ou baixo, dependendo de quanto você bebe e se você come ao mesmo tempo. Se você optar por beber, faça isso com moderação, o que significa não mais que um drinque por dia para mulheres de todas as idades e homens com mais de 65 anos e dois drinques por dia para homens de 65 anos ou menos.
Beba sempre com uma refeição ou lanche e lembre-se de incluir as calorias de qualquer bebida alcoólica que ingere na sua contagem diária de calorias. Além disso, esteja ciente de que o álcool pode levar a um baixo nível de açúcar no sangue mais tarde, especialmente para pessoas que usam insulina.


10. Leve o estresse a sério

Se você está estressado, é fácil negligenciar sua rotina habitual de tratamento do diabetes. Para gerenciar seu estresse, defina limites. Priorize suas tarefas. Aprenda técnicas de relaxamento.
Durma bastante. E acima de tudo, permaneça positivo. O cuidado do diabetes está dentro do seu controle. Se você estiver disposto a fazer a sua parte, o diabetes não ficará no caminho de uma vida ativa e saudável.