Diabetes Dieta, Comendo e Atividade Física


Diabetes Dieta, Comendo e Atividade Física


Diabetes Dieta, Comendo e Atividade Física




Nutrição e atividade física são partes importantes de um estilo de vida saudável quando você tem diabetes. Juntamente com outros benefícios, seguir um plano de refeições saudáveis ​​e estar ativo pode ajudá-lo a manter seu nível de glicose no sangue , também chamado de açúcar no sangue, na faixa-alvo. Para controlar a sua glicose no sangue, você precisa equilibrar o que você come e bebe com a atividade física e medicamentos para diabetes, se você tomar algum. O que você escolhe para comer, quanto você come e quando você come são todos importantes para manter o seu nível de glicose no sangue no intervalo que sua equipe de saúde recomenda.
Tornar-se mais ativo e fazer mudanças no que você come e bebe pode parecer desafiador no começo. Você pode achar mais fácil começar com pequenas mudanças e obter ajuda de sua família, amigos e equipe de saúde.
Comer bem e ser fisicamente ativo na maioria dos dias da semana pode ajudá-lo.


  • Mantenha o seu nível de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol nos níveis desejado
  • perder peso ou ficar com um peso saudável
  • prevenir ou retardar problemas de diabetes
  • sinta-se bem e tenha mais energia

Quais os alimentos que posso comer se tenho diabetes?

Você pode se preocupar que ter diabetes significa ir sem alimentos que você goste. A boa notícia é que você ainda pode comer suas comidas favoritas, mas talvez precise comer porções menores ou apreciá-las com menos frequência. Sua equipe de saúde ajudará a criar um plano de refeições para diabetes que atenda às suas necessidades e gostos.
A chave para comer com diabetes é comer uma variedade de alimentos saudáveis ​​de todos os grupos de alimentos, nas quantidades que seu plano de refeições descreve.
Os grupos de alimentos são:

·         legumes -  inclui brócolis, cenoura, verduras, pimentão e tomate
o amiláceo: inclui batatas, milho e ervilhas
·         frutas - inclui laranjas, melão, bagas, maçãs, bananas e uvas
·         grãos - pelo menos metade de seus grãos para o dia deve ser grãos integrais
o inclui trigo, arroz, aveia, fubá, cevada e quinoa
o exemplos: pão, macarrão, cereais e tortilhas
·         proteína
o carne magra
o frango ou peru sem a pele
o peixe
o ovos
o nozes e amendoim
o feijões secos e certas ervilhas, tais como grão de bico e ervilha
o substitutos de carne, como tofu
·         laticínios - sem gordura ou com baixo teor de gordura
o leite ou leite sem lactose, se você tem intolerância à lactose
o iogurte
o queijo

Coma alimentos com gorduras saudáveis ​​para o coração, que vêm principalmente desses alimentos:
·         óleos que são líquidos à temperatura ambiente, como canola e azeite
·         nozes e sementes
·         peixes saudáveis ​​para o coração, como salmão, atum e cavala
·         abacate
Use óleos quando cozinhar alimentos em vez de manteiga, creme, gordura, banha ou margarina.
Escolha gorduras saudáveis, como nozes, sementes e azeite.


Diabetes Dieta, Comendo e Atividade Física alimentos

Quais alimentos e bebidas devo limitar se tiver diabetes?

Alimentos e bebidas para limitar incluem:

·         alimentos fritos e outros alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans
·         alimentos ricos em sal, também chamados de sódio
·         doces, como assados, doces e sorvetes
·         bebidas com açúcares adicionados , como suco, refrigerante comum e bebidas esportivas ou energéticas regulares

Beba água em vez de bebidas açucaradas. Considere usar um substituto de açúcar no seu café ou chá.
Se você beber álcool, beba moderadamente - não mais do que um drinque por dia, se for mulher ou dois drinques por dia, se for homem. Se você usa medicamentos para insulina ou diabetes que aumentam a quantidade de insulina que seu corpo produz, o álcool pode fazer com que seu nível de glicose no sangue caia demais. Isto é especialmente verdade se você não tiver comido há algum tempo. É melhor comer alguma coisa quando você bebe álcool.


Quando devo comer se tenho diabetes?

Algumas pessoas com diabetes precisam comer mais ou menos na mesma hora todos os dias. Outros podem ser mais flexíveis com o tempo de suas refeições. Dependendo dos seus medicamentos para diabetes ou do tipo de insulina, pode ser necessário ingerir a mesma quantidade de carboidratos ao mesmo tempo todos os dias. Se você tomar insulina na hora das refeições, seu horário de comer pode ser mais flexível.
Se você usa certos medicamentos para diabetes ou insulina e pula ou adia uma refeição, seu nível de glicose no sangue pode cair muito baixo. Pergunte à sua equipe de saúde quando você deve comer e se você deve comer antes e depois da atividade física.

Quanto posso comer se tiver diabetes?

Comer a quantidade certa de comida também ajudará você a controlar seu nível de glicose no sangue e seu peso. Sua equipe de saúde pode ajudá-lo a descobrir quanta comida e quantas calorias você deve ingerir todos os dias.

Planejamento para perda de peso

Se você está com sobrepeso ou tem obesidade , trabalhe com sua equipe de saúde para criar um plano de perda de peso.
Planejador de Peso Corporal pode ajudá-lo a adaptar seus planos de atividade física e calorias para alcançar e manter seu peso ideal.
Para perder peso, você precisa ingerir menos calorias e substituir alimentos menos saudáveis ​​por alimentos com menos calorias, gordura e açúcar.
Se você tem diabetes, está com sobrepeso ou obesidade e está planejando ter um bebê, você deve tentar perder qualquer excesso de peso antes de engravidar. 

Métodos de plano de refeição

Duas maneiras comuns de ajudá-lo a planejar o quanto comer se você tem diabetes são o método da placa e a contagem de carboidratos, também chamada de contagem de carboidratos. Verifique com sua equipe de saúde sobre o método que é melhor para você.

Método da placa

O método da placa ajuda a controlar o tamanho das porções . Você não precisa contar calorias. O método da placa mostra a quantidade de cada grupo de alimentos que você deve comer. Este método funciona melhor para almoço e jantar.
Use uma placa de 9 polegadas. Coloque legumes sem tempero na metade do prato; uma carne ou outra proteína em um quarto da placa; e um grão ou outro amido no último quarto. Amidos incluem vegetais ricos em amido, como milho e ervilhas. Você também pode comer uma pequena tigela de frutas ou um pedaço de fruta e beber um pequeno copo de leite, como incluído no seu plano de refeições.
O método da placa mostra a quantidade de cada grupo de alimentos que você deve comer.

Porções

·         Você pode usar objetos do cotidiano ou sua mão para julgar o tamanho de uma porção.
·         1 porção de carne ou frango é a palma da sua mão ou um baralho de cartas
·         1 porção de 3 onças de peixe é um talão de cheques
·         1 porção de queijo é seis dados
·         1/2 xícara de arroz cozido ou macarrão é um punhado arredondado ou uma bola de tênis
·         1 porção de panqueca ou waffle é um DVD
·         2 colheres de sopa de manteiga de amendoim é uma bola de pingue-pongue

Contagem de carboidratos

Contagem de carboidratos envolve manter o controle da quantidade de carboidratos que você come e bebe todos os dias. Como os carboidratos se transformam em glicose em seu corpo, eles afetam seu nível de glicose no sangue mais do que outros alimentos. A contagem de carboidratos pode ajudar você a gerenciar seu nível de glicose no sangue. Se você toma insulina , a contagem de carboidratos pode ajudá-lo a saber o quanto de insulina deve ser ingerida.
A quantidade certa de carboidratos varia de acordo com a forma como você gerencia seu diabetes, incluindo o quão fisicamente ativo você é e quais medicamentos você toma, se houver. Sua equipe de saúde pode ajudá-lo a criar um plano alimentar pessoal baseado na contagem de carboidratos.
A quantidade de carboidratos nos alimentos é medida em gramas. Para contar gramas de carboidratos no que você come, você precisará:
·         aprenda quais os alimentos que contêm carboidratos
·         leia o rótulo de informações nutricionais ou aprenda a estimar o número de gramas de carboidratos nos alimentos que você come
·         adicione os gramas de carboidratos de cada alimento que você ingere para obter seu total para cada refeição e para o dia

A maioria dos carboidratos vem de amidos, frutas, leite e doces. Tente limitar os carboidratos com açúcares adicionados ou com grãos refinados, como pão branco e arroz branco. Em vez disso, coma carboidratos de frutas, legumes, grãos integrais, feijões e leite com baixo teor de gordura ou sem gordura.
Escolha carboidratos saudáveis, como frutas, verduras, grãos integrais, feijões e leite com baixo teor de gordura, como parte de seu plano de refeições para diabetes.
Além de usar o método de placa e contagem de carboidratos, você pode querer visitar um nutricionista para terapia nutricional médica.

O que é terapia nutricional médica?

Terapia de nutrição médica é um serviço prestado por um RD para criar planos de alimentação pessoal com base em suas necessidades e gostos. Para pessoas com diabetes, a terapia nutricional médica demonstrou melhorar o controle do diabetes.  

Os suplementos e vitaminas ajudarão meu diabetes?

Não há provas claras de que tomar suplementos dietéticos tais como vitaminas, minerais, ervas ou especiarias podem ajudar a controlar o diabetes. Você pode precisar de suplementos se não conseguir obter vitaminas e minerais suficientes dos alimentos. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético, pois alguns podem causar efeitos colaterais ou afetar o funcionamento de seus medicamentos. 

Por que eu deveria estar fisicamente ativo se tiver diabetes?

A atividade física é uma parte importante do gerenciamento do nível de glicose no sangue e da manutenção da saúde. Ser ativo tem muitos benefícios para a saúde.
Atividade física
·         reduz os níveis de glicose no sangue
·         reduz a pressão sanguínea
·         melhora o fluxo sanguíneo
·         queima calorias extras para que você possa manter seu peso baixo se necessário
·         melhora o seu humor
·         pode prevenir quedas e melhorar a memória em adultos mais velhos
·         pode ajudá-lo a dormir melhor

Se você está com sobrepeso, combinar atividade física com um plano de alimentação de calorias reduzidas pode levar a ainda mais benefícios. No estudo Look AHEAD: Ação para a Saúde no Diabetes,  adultos com sobrepeso com diabetes tipo 2 que comiam menos e se mudaram mais tinham maiores benefícios de saúde a longo prazo em comparação com aqueles que não fizeram essas mudanças. Estes benefícios incluíram níveis de colesterol melhorados, menor apnéia do sono e ser capaz de se movimentar com mais facilidade.
Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem ajudar. Os especialistas sugerem que você tenha pelo menos 30 minutos de atividade física moderada ou vigorosa em 5 dias da semana.  A atividade moderada parece um pouco difícil e a atividade vigorosa é intensa e parece difícil. Se você quer perder peso ou manter a perda de peso, pode precisar fazer 60 minutos ou mais de atividade física 5 dias por semana.
Seja paciente. Pode levar algumas semanas de atividade física antes de ver alterações na sua saúde.


Como posso estar fisicamente ativo com segurança se tiver diabetes?

Certifique-se de beber água antes, durante e após o exercício para se manter bem hidratado. A seguir estão algumas outras dicas para a atividade física segura quando você tem diabetes.
Beba água quando você se exercita para ficar bem hidratado.

Planejar com antecedência


Converse com sua equipe de saúde antes de iniciar uma nova rotina de atividade física, especialmente se você tiver outros problemas de saúde. A sua equipa de cuidados de saúde dir-lhe-á um intervalo alvo para o seu nível de glicose no sangue e sugerirá como pode estar activo com segurança.
Sua equipe de saúde também pode ajudá-lo a decidir a melhor hora do dia para você fazer atividade física com base em sua programação diária, plano de refeições e medicamentos para diabetes. Se você toma insulina, você precisa equilibrar a atividade que você faz com as doses de insulina e refeições para que você não obtenha glicose no sangue.

Evite glicose baixa no sangue


Como a atividade física diminui a glicose no sangue, você deve se proteger contra os níveis baixos de glicose no sangue, também chamados de hipoglicemia . Você é mais propenso a ter hipoglicemia se você toma insulina ou certos outros medicamentos para diabetes, como uma sulfoniluréia . A hipoglicemia também pode ocorrer após um longo treino intenso ou se você tiver pulado uma refeição antes de estar ativo. A hipoglicemia pode acontecer durante ou até 24 horas após a atividade física.
O planejamento é fundamental para prevenir a hipoglicemia. Por exemplo, se você toma insulina, seu médico pode sugerir que você tome menos insulina ou coma um pequeno lanche com carboidratos antes, durante ou depois da atividade física, especialmente atividade intensa. 
Você pode precisar verificar o seu nível de glicose no sangue antes, durante e logo depois de estar fisicamente ativo.

Fique seguro quando a glicose no sangue é alta

Se você tem diabetes tipo 1 , evite atividade física vigorosa quando tiver cetonas no sangue ou na urina. Cetonas são substâncias químicas que seu corpo pode produzir quando seu nível de glicose no sangue está muito alto, uma condição chamada hiperglicemia, e seu nível de insulina está muito baixo. Se você é fisicamente ativo quando tem cetonas no sangue ou na urina, o nível de glicose no sangue pode ser ainda maior. Pergunte à sua equipe de saúde qual o nível de cetonas que são perigosas para você e como testá-las. As cetonas são incomuns em pessoas com diabetes tipo 2.


Diabetes Dieta, Comendo e Atividade Física diabetes

Cuide dos seus pés

As pessoas com diabetes podem ter problemas com os pés devido ao fluxo sanguíneo deficiente e danos nos nervos que podem resultar de níveis elevados de glicose no sangue. Para ajudar a evitar problemas nos pés, você deve usar sapatos confortáveis ​​e de apoio e cuidar dos pés antes, durante e depois da atividade física.

Quais atividades físicas devo fazer se tenho diabetes?

A maioria dos tipos de atividade física pode ajudá-lo a cuidar do seu diabetes. Certas atividades podem ser inseguras para algumas pessoas, como pessoas com baixa visão ou danos nos nervos dos pés. Pergunte à sua equipe de saúde quais atividades físicas são seguras para você. Muitas pessoas escolhem passear com amigos ou familiares por sua atividade.
Fazer diferentes tipos de atividade física a cada semana lhe dará mais benefícios para a saúde. Misturá-lo também ajuda a reduzir o tédio e diminuir suas chances de se machucar. Tente estas opções para atividade física.

Adicione atividade extra à sua rotina diária

Se você ficou inativo ou está experimentando uma nova atividade, comece devagar, com 5 a 10 minutos por dia. Em seguida, adicione um pouco mais de tempo por semana. Aumentar a atividade diária, gastando menos tempo na frente de uma TV ou outra tela. Tente estas maneiras simples de adicionar atividades físicas em sua vida todos os dias:
·         Caminhe enquanto fala ao telefone ou durante comerciais de TV.
·         Faça tarefas, como trabalhar no jardim, remexer folhas, limpar a casa ou lavar o carro.
·         Estacione na extremidade do estacionamento do shopping e caminhe até a loja.
·         Vá pelas escadas ao invés do elevador.
·         Torne seus passeios familiares ativos, como um passeio de bicicleta em família ou um passeio em um parque.
Se você estiver sentado por um longo tempo, como trabalhar em uma mesa ou assistir TV, faça alguma atividade leve por 3 minutos ou mais a cada meia hora. 5 atividades leves incluem
·         elevadores de pernas ou extensões
·         Braços suspensos
·         cadeira de mesa gira
·         torções do torso
·         lado lunges
·         andando no lugar

Fazer exercícios aeróbicos

O exercício aeróbico é uma atividade que faz seu coração bater mais rápido e faz você respirar mais forte. Você deve procurar fazer exercícios aeróbicos durante 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana. Você não precisa fazer todas as atividades ao mesmo tempo. Você pode dividir esses minutos em algumas vezes ao longo do dia.
Para aproveitar ao máximo sua atividade, exercite-se em um nível moderado a vigoroso. Experimentar
·         caminhando rapidamente ou caminhando
·         subindo escadas
·         natação ou uma aula de hidroginástica
·         dançando
·         andar de bicicleta ou bicicleta estacionária
·         tomando uma aula de exercícios
·         jogando basquete, tênis ou outros esportes
Converse com sua equipe de saúde sobre como aquecer e esfriar antes e depois do exercício.

Faça treinamento de força para construir músculos


O treinamento de força é uma atividade física leve ou moderada que desenvolve músculos e ajuda a manter os ossos saudáveis. O treinamento de força é importante para homens e mulheres. Quando você tem mais músculos e menos gordura corporal, você queima mais calorias. Queimar mais calorias pode ajudá-lo a perder e a manter o peso extra.

Você pode fazer treinamento de força com pesos de mão, elásticos ou máquinas de peso. Tente fazer o treinamento de força duas a três vezes por semana. Comece com um peso leve. Lentamente, aumente o tamanho de seus pesos à medida que seus músculos se tornam mais fortes.
Você pode fazer treinamento de força com pesos de mão, elásticos ou máquinas de peso.

Faça exercícios de alongamento

Os exercícios de alongamento são atividade física leve ou moderada. Quando você se alonga, aumenta sua flexibilidade, diminui o estresse e ajuda a prevenir dores musculares.
Você pode escolher entre vários tipos de exercícios de alongamento. Yoga é um tipo de alongamento que se concentra na sua respiração e ajuda a relaxar. Mesmo se você tiver problemas para se movimentar ou se equilibrar, certos tipos de yoga podem ajudar. Por exemplo, cadeira de ioga tem trechos que você pode fazer quando sentado em uma cadeira ou segurando em uma cadeira em pé. Sua equipe de saúde pode sugerir se a ioga é ideal para você.

LEIA TAMBÉM: